terça-feira, 2 de abril de 2013

A pessoa que Deus usa...

Ao meditar na palavra de Deus sobre este assunto" A pessoa que Deus usa", e que é o tema do livro de Frank Dietz (Ed. Descoberta- Curitiba/PR),cuja leitura traz profunda edificação para nossas vidas, gostarìamos de compartilhar com os amigos e convidá-los à reflexão.

São vários os aspectos da natureza humana que o autor destaca. Dentre esses aspectos meditaremos sobre a questão do caráter.
O apóstolo João em sua primeira carta nos exorta: " Filhinhos escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo.Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque tem vencido o maligno..Escrevo a vocês,filhinhos, porque conhecem o pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio..." (I João,2.12-14) .Podemos ver que neste texto são mencionados três tipos de pessoas;  crianças, jovens e pais; cada pessoa representa uma das fases que experimentamos ao longo de nossa existência humana.
Eu não sei em que fase você se encontra no presente momento, mas o que precisamos é nos conscientizarmos da importância do caráter cristão que devemos ter!
Segundo Frank Dietz, para que sejamos completos e felizes, o nosso caráter precisa ser formado e moldado à luz da palavra de Deus.É uma necessidade urgente da igreja de Cristo hoje, ainda que que os tempos sejam difíceis!
                 Exemplos bíblicos;
O Apóstolo Paulo ao escrever a Timóteo e Tito, encarregou-os de escolher líderes nas igrejas que fossem qualificados, irrepreensíveis(com caráter), pessoas idôneas. (Tito,1.5 e Timóteo, 2.15).
A pessoa que Deus usa, precisa "apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar..." De novo o caráter.
Em Êxodo,13.17,18, lemos que: "Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o  mais curto". É interessante notarmos como Deus conhecia o seu povo e suas fraquezas.{...} "Ele sabia que não estavam preparados  para o combate, ou seja, não tinham o caráter para enfrentar batalhas"  (Frank Dietz,p.13), ainda que estivessem com suas armas para guerrear..
Podemos perceber, contextualizando com os nossos dias, que a carência de um caráter interior ,para enfrentarmos as batalhas do dia-dia, inclusive no mundo espiritual, é de tamanha relevância.
Temos vários exemplos ilustrados na bíblia que nos servem de dever de casa;
Davi, no campo, passando pelo processo de Deus.José, ao ser tentado pela mulher do oficial de Faraó, Potifar, e outros exemplos marcantes.
O nosso caráter é desenvolvido nas lutas, dificuldades e pressões da vida, e não é medido pelo nosso potencial ou diplomas.



.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário