quinta-feira, 13 de junho de 2013

O DIREITO DE SER CRIANÇA...

"COM LÁGRIMAS SE CONSUMIRAM OS MEUS OLHOS, TURBADA ESTÁ A MINHA ALMA,  E O MEU CORAÇÃO SE DERRAMA DE ANGÚSTIA POR CAUSA DA CALAMIDADE DA FILHA DO MEU POVO; POIS DESFALECEM OS MENINOS E AS CRIANÇAS DE PEITO PELAS RUAS DA CIDADE." (Lm 2.11 )

Quando pensamos sobre o dia mundial de combate ao trabalho infantil, somos levados á uma reflexão inevitável, sobre esta realidade social.
Em todo o mundo a porcentagem e o número de crianças que são exploradas no trabalho, ao invés de estarem na escola é alarmante.
O direito da criança e do adolescente quanto às suas necessidades básicas de proteção, saúde,  estudo, lazer, estão  explícitas no Estatuto da criança e do adolescente (ECA)
A infância é um tempo de preparo para o exercício da cidadania, ou seja, é um tempo de aprendizado e de desenvolvimento para o mundo do trabalho.
Na vida o ser humano passa por várias fase de desenvolvimento e de crescimento, sendo-lhe necessário construir seu conhecimento e descobrindo assim suas habilidades e potencialidades, para com autonomia tornar-se um cidadão de direitos e de deveres.
O direito de ser criança e de não queimar essa etapa ou fase da vida, é primordial e precisa ser revisto  e cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário