Apareceu-lhe o Senhor, e disse: não desças ao Egito, habita na terra que eu te disser.
Mora nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei. Pois a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.
Multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras, e por meio dela serão benditas, todas as nações da terra, porque Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis." (Gênesis,26.1-5).
Mas que palavra edificante para os nossos dia!
Em meio as controvérsias da vida, há nestes textos grandes lições de aprendizado.Segundo os relatos no livro de Gênesis,Isaque, apesar de ser herdeiro de Abraão, também estava enfrentando tempos de crise e fome.E em meio as circunstâncias difíceis, não se deixou abater, não murmurou; antes, procurou obedecer a Deus em tudo e a exemplo de seu pai, manteve-se firme nas promessas do Senhor.
Isaque tomou posse da promessa e prosseguiu em seu propósito de conquistar a sua terra.Andou por terras áridas, mas, mesmo assim, decidiu ser o que Deus queria que ele fosse: próspero, rico poderoso, a tal ponto de causar inveja, ódio e inimizades.
Por mais de uma vez, mesmo após cavar os poços que outrora seu pai havia cavado, e que tinha sido entulhado por seus inimigos,Isaque precisou partir deixando tudo para trás e recomeçar a cavar tudo outra vez. Ele após dedicado trabalho, encontrou seu poço de águas cristalinas.(v.22).
Deus tem um lugar especial para cada um de nós. Precisamos estar atentos para não descermos ao Egito, que representa o passado de pecados e idolatria, e não insistirmos em um poço de contendas e inimizades que não nos fará felizes.
Voltemos à pergunta levantada nesta temática:"Como ser manancial de águas cristalinas?'
Para termos o nosso ( Reobote), é necessário que sejamos um manancial de águas, cuja fonte é Jesus.
Um manancial, de águas cristalinas que possa encharcar a quantos são terra seca...
Em Salmos, 84.5 e 6, "Passando pelo vale árido o faz como manancial.."
E ainda em Salmos, 63.1:"Te almejo, minha alma tem sede de ti."
Deus é o nosso manancial, e quer que transbordemos da água da vida!
No livro do profeta Jeremias,2.13, Ele nos adverti:"A mim me deixaram, e cavaram cisternas rotas que não retém águas..."
Vamos reter as águas, pois, há muitos sedentos, clamando por água ao nosso redor.
Lembrem-se: somos manancial de águas cristalinas, jorrando a água da vida que é Jesus!